Cerca de 300 pessoas percorreram ruas do Centro da cidade com faixas que faziam alusão ao fim do racismo; marcha faz parte de uma série de atividades realizadas ao longo do mês.

Representantes de movimentos negros, professores e estudantes participaram da 4ª Marcha contra o Racismo e Intolerância Religiosa em Montes Claros, nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. A Marcha faz parte da série de ações realizadas durante o mês de novembro pela Coordenadoria de Igualdade Racial.

A concentração foi às 9h na Praça da Catedral e eles percorreram várias ruas da cidade com faixas que faziam alusão ao fim do racismo. A marcha terminou por volta das 10h na praça da Matriz com apresentação de dança.

“O objetivo é conscientizar a sociedade de que o racismo ainda impera na nossa cidade e é preciso combater diariamente. A data de hoje serve para dar mais visibilidade”, explicou José Gomes Filho, coordenador da igualdade racial.

Durante a marcha, eles fizeram uma homenagem a um negro montes-clarense. “Homenageamos Joaquim Nacor que foi enforcado injustamente acusado de assassinato há 183 anos, quando Montes Claros ainda era Arraial das Formigas”, disse. Segundo ele, cerca de 300 pessoas participaram do ato.

Nessa quinta (21), está prevista uma audiência pública na Câmara com o tema “Políticas Públicas para o Povo Negro”, para 19h.

Fonte e Fotos: G1 Grande Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *