A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “a implantação dos Centros de Atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus se constitui um avanço que possibilitará aos municípios reduzir as demandas de atendimento nas unidades de saúde já existentes. Além disso, ao criar unidades de atendimento específicas para pessoas com sintomas da Covid-19, os municípios reduzem a possibilidade de disseminação do novo coronavírus e agilizam o encaminhamento dos pacientes em situação de saúde mais grave para serviços de referência específicos da região”.

Na segunda-feira o Ministério da Saude publicou a Portaria 1.579 do Ministério da Saúde onde liberou R$ 251,4 milhões para 767 municípios que solicitaram adesão para recebimento do custeio temporário para implantação dos centros de atendimento, sendo 82 em Minas Gerais e 18 do Norte de Minas.  As novas unidades serão auxiliares dos serviços de atenção primária na identificação precoce dos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Deverão identificar e tratar os casos com sintomas leves e, com isso, possibilitará que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da atenção primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.

Os 18 primeiros municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas credenciados para implantação de centros de atendimento são Berizal, Bonito de Minas, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Engenheiro Navarro, Grão Mogol, Indaiabira, Manga, Nova Porteirinha, Patis, Pintópolis, Porteirinha, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Taiobeiras, Urucuia, Vargem Grande do Rio Pardo e Varzelândia e receberão R$ 1,080 milhão para o custeio mensal do atendimento da população.

Fonte: https://gazetanortemineira.com.br/noticias/regional/superintendente-acredita-na-reducao-da-disseminacao-do-covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *