Na manhã  de 21 de abril de 1991, debaixo de um sol escaldante sob as bênçãos do arcebispo Dom Geraldo Magela de Castro era inaugurada a Rádio Terra de Montes Claros.

A emissora idealizada pelo empresário e ex-deputado Antônio Soares Dias e o ex-prefeito Luiz Tadeu Leite, reuniu na época os profissionais mais experientes no setor radiofônico da cidade. Sob o comando de  José Nardel, integraram a equipe da Rádio Terra, Adelson Saraiva, Humberto Carlos, Renato Lopes, Adeli Mendes, Vanderley Lopes, Eduardo Brasil, Charles Boavista, Edson Ribeiro, Artur Leite, Cid Durães, Diu Andrade, Alfeu Soares, Sebastião Remígio, Schumann Procópio, Farley Vieira, Aroldo Gonçalves, Edinho de Miralta, Michele Oliveira dentre outros.

É sabido que a radiodifusão se apresentou desde os primeiros tempos, como um elemento fundamental no campo da comunicação à distância, e o Rádio tem o seu valor e seu espaço no dia-a-dia das pessoas, oferecendo benefícios bem particulares que só o Rádio dispõe. É possível fazer inúmeras atividades e ouvindo rádio ao mesmo tempo,  como arrumar casa, dirigir um veículo, trabalhar e fazer outras tarefas, e além disso, o rádio produz informação muito rapidamente.

A Rádio Terra tem uma programação voltada para cultura, informação, entretenimento, participação popular e principalmente em transmissões esportivas, o que a faz líder de audiência praticamente desde a sua fundação. A emissora seria pioneira na integração cultural da nossa região, pois revolucionou a comunicação em nossa cidade, tornando-se o mais importante instrumento de formação cultural, social e político das últimas décadas.

A Copa do Mundo de 1994 nos Estado Unidos, uma das competições de futebol do planeta, a Rádio Terra marcou presença, com jogos narrados por José Nardel, fato que na época, movimentou toda a cidade e região, pois a emissora era a única do interior mineiro a participar de uma Copa do Mundo.

Também no vôlei a Rádio Terra participou efetivamente em 2009 e 2010 da Superliga Brasileira de Voleibol Masculino, transmitindo a maioria dos jogos do Montes Claros Vôlei e a grande final no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, onde  equipe própria liderada por Adeli Mendes narrador, Rubem Ribeiro comentarista e participação de Geraldo Sá  e Cosme Silva (in memorian). A equipe Norte Mineira conquistou o vice-campeonato da Superliga Brasileira naquela temporada, talvez esse tenha sido o grande feito esportivo dos últimos anos na região.

Em 2010 a Rádio Terra transmitiu os jogos preparatórios para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, onde a seleção brasileira realizou dois jogos contra a seleção da Eslovênia no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. No mesmo local, que por dois anos consecutivos 2017 e 2018 foi sediado o Campeonato Sul-Americano de clubes de vôlei masculino, com a participação do Cruzeiro de Belo Horizonte, Bolívar e Lomas Voley da Argentina, Thomas Morus do Chile, o Clube Peerless do Peru e o Montes Claros Vôlei, com o Cruzeiro consagrando-se campeão. Todos os jogos foram transmitidos exclusivamente pela Rádio Terra de Montes Claros, pioneira na transmissão de jogos de vôlei.

A Rádio Terra de Montes Claros AM instalada à Rua Major Honor Sarmento, 393, no bairro Alto São João, conquistou o povo montesclarense e norte-mineiro, ao deter uma equipe de esportes composta por profissionais da mais alta competência e fazendo toda a diferença nas transmissões esportivas realizadas pelo Brasil afora.

A emissora dedica também parte de sua grade de programação à música sertaneja raiz, que quase não toca, na maioria das rádios que se dizem sertanejas, e neste segmento conta com a participação de José Vicente, Jota Pinheiro, Álvaro Vicente e Lucas Medeiros que apresentam programas voltados para o homem do campo.

O setor de jornalismo da Rádio Terra se reveste de uma importância fundamental, para a interação e conhecimento de todos os fatos ocorridos na cidade e região. Ética, compromisso com os ouvintes e interação são pontos que não podem ser distorcidos. O jornalista Élias Siufi, que também passou pela Rádio Terra, onde participava diariamente do Jornal da Terra, já dizia que: “em uma emissora séria com teor e programação jornalística, todos fazem o papel de repórter ou são repórteres, e nesse caso um microfone aberto, precisa ser utilizado com muita responsabilidade, sempre ouvindo as duas partes”.

Na cobertura dos acontecimentos da cidade e região, a equipe de jornalismo da Rádio Terra conta com a participação de Schumann Procópio, Sebastião Remígio, Hélio Machado, Adeli Mendes e Leandro Aguiar. Além da cobertura dos fatos policiais com a participação de Deusdete Ribeiro.

A nossa equipe esportiva, composta por Alfeu Soares, Adeli Mendes, Gilberto Santos, Reivaldo Barbosa, Willian Santos, Aroldo Gonçalves, Rafael Sena, Manoel Pinho, Paulo Mazola, Fernando Pimentel , Sebastião Remígio, Michele Oliveira e como responsável técnico Adilson de Souza.

A Terra pretende melhorar ainda mais a sua área de cobertura e aumentar sua presença na região do Norte de Minas Grais, visando ampliar seu leque de informações participando das plataformas digitais.

Com isso, a audiência vem cada dia se concretizando mais, ao ponto de liderar em horários voltados ao público adulto contemporâneo abrindo espaços á cultura da nossa terra com projetos, crescendo no esporte e na qualidade musical.

A Rádio Terra de Montes Claros é um patrimônio do povo norte-mineiro e o dia 21 de abril foi um motivo a mais para ser celebrado. “E que venha inúmeros 30 anos”.